Cara nova, para uma velha cortina. Tingimento.


Já que esta semana me dediquei às cortinas, resolvi aproveitar e tingir uma velha cortininha da área de serviço, e dar a ela uma cara nova.


Comecei tingindo de amarelo o tecido de algodão cru.
Nem me preocupei em fazer uma tintura muito perfeita, pelo contrário forcei um pouco para manchar.




Fiz umas dobrinhas, do tipo sanfona.





Enrolei como rocambole.




Coloquei na panela com tinta azul, sob fervura, com pouca água, a idéia é molhar só a pontinha do tecido.

Mudei a tinta para vinho, e virei o rolinho, repetindo o processo, por mais meia hora, agora na tinta vinho.




Feito isso, retirei o cordão e....  tcham, tcham,
Primeiro resultado:




 Mas, eu queria maaaaaisssss (rs)!


Repeti todo o processo, mais desta vez, no sentido do comprimento.

E então:


Fiquei feliz!

E ainda por cima reciclei. 
A natureza agradece!










Comentários

  1. Ficou muito legal, e facil né? Você foi trocando as tintas? Ou deixava misturar com a que sobrou na panela?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, ficou linda!
    e a natureza agradece mesmo!

    Amiga,tá rolando o primeiro Amigo secreto/ troquinha no meu blog e vim te convidar para participar, o link é esse:
    http://cafeecetim.blogspot.com/2011/10/primeiro-amigo-secreto-do-cafe-cetim_20.html#links

    Vou ficar honrada com sua participação.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi minha fofa amiga!
    Que graça ficou essa cortina. Eu entendi todo o processo da tintura. O efeito fica lindo. Nada como inovar o que a gente acha velho rsrsrs Valeu a pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi, Leonor! eu vi esse tingimento uma vez no canal Discovery Home and Health, chama-se Tye Dye. Bacana, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, quanto tempo eu não apareço né? Me perdoa?
    Que coisa bacana voce fez com sua cortina! Ficou maravilhosa e com certeza a natureza agradece!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Ficou linda demais, a ideia é essa mesmo: reaproveitar. Como você mesmo diz, a natureza agradece. E de quebra ainda nos inspira a fazer igual..rs
    Beijos
    Paula

    ResponderExcluir
  7. Ficou ótimo como disse reciclou ajudou a natureza, e ainda criou uma estamparia sua ninguem tem igual, nossa muito bom, brigada por compartilhar, bjss .
    josiana leite - Decorafino

    ResponderExcluir
  8. Oi Sherol,
    Na verdade, eu guardo todas as tintas que sobra de tinturas anteriores e separo por cores em garrafas, então uso novamente em novos tingimentos, nada se perde não é mesmo, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, meninas vocês são muito gentis.
    Beijos, à todas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Como tingir botões, zíper e renda sintética.

Como restaurar o berço do bebê em 5 passos.

O que fazer quando a roupa mancha com água sanitária.