Decoração provençal.


Nascido em provence no sul da França este estilo que surgiu como uma forma de economia dos camponeses que queriam imitar os ricos móveis dos palácios, principalmente o de versailles, mas usando madeira barata produziam uma massa com gesso cré para tampar as imperfeições da madeira, depois um verniz castanho e uma pátina em tons claros como branco verde e azul. Com o tempo a tinta se desgastava deixando aparecer a madeira, principalmente nas bordas de mesas e armários, agregando ainda mais charme a um estilo que depois de tantos anos ainda faz parte da decoração de muitos lares, não só na França.
Charme, aconchego, cheirinho de lavanda, estampas delicadas é um pouco do que se pode esperar desse estilo que se pode conseguir com moveis antigos e tintas claras, acessórios franceses legítimos e outras fofuras que complementam a decoração eu encontrei no site da Izabelle  (www.izabellenossa.com.br/ ) .

O meu provençal eu fiz assim:









-Um móvel antigo de madeira.
-tinta castanho.
-patina branca (já ensinei aqui)

Sobre o móvel:
-flores de lavanda
-baú com laço- também patinado.
-abajur branco torneado.
Na janela, voal sem forro.

Sem gastar muito você cria um ambiente suave e aconchegante, eu adoro!


Comentários

  1. Leonor, bom dia! Obrigada pela citação da nossa loja! Um beijo grande, bom final de semana! *Ü*

    ResponderExcluir
  2. Leonor, cheguei até aqui pelo link da Fê Reali.
    Acho maravilhoso o estilo provençal e foi muito bom saber as origens através do seu post.
    Linda a composição que vc fez e o móvel antigo de madeira é maravilhoso. Lavandas são lindas! Tenho aqui em casa in natura. O cheirinho é maravilhoso!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Como tingir botões, zíper e renda sintética.

Como restaurar o berço do bebê em 5 passos.

O que fazer quando a roupa mancha com água sanitária.