Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2011

Decoração vintage. Reciclagem.

Imagem
Me sinto tão feliz em dizer que cada item desta salinha recuperei e “salvei” do lixo.Uma cadeira dos anos 50 (meu maior xodó) que pintei de azul turquesa as perninhas, e estofei de vinil branco. Parte de uma estante de tubo (antes cor vinho), um porta retrato( antes prata) um abajur, reavivado pelo decoupage de borboletas. Novo mesmo, só o painel de flores azuis. O aparador de ferro, também pintei de azul turquesa, ele agora compõe um visual bem alegre sob a tv vintage.  O pufe de garrafas pet, listrado, complementa o ar vintage. Cadeira de madeira com almofadas tingidas, em tie dye, também reciclando o tecido. E a natureza? Sim, ela com certeza gradece!

Cara nova, para uma velha cortina. Tingimento.

Imagem
Já que esta semana me dediquei às cortinas, resolvi aproveitar e tingir uma velha cortininha da área de serviço, e dar a ela uma cara nova. Comecei tingindo de amarelo o tecido de algodão cru. Nem me preocupei em fazer uma tintura muito perfeita, pelo contrário forcei um pouco para manchar. Fiz umas dobrinhas, do tipo sanfona. Enrolei como rocambole. Coloquei na panela com tinta azul, sob fervura, com pouca água, a idéia é molhar só a pontinha do tecido. Mudei a tinta para vinho, e virei o rolinho, repetindo o processo, por mais meia hora, agora na tinta vinho. Feito isso, retirei o cordão e....  tcham, tcham, Primeiro resultado:  Mas, eu queria maaaaaisssss (rs)! Repeti todo o processo, mais desta vez, no sentido do comprimento. E então: Fiquei feliz! E ainda por cima reciclei.  A natureza agradece!

Como fazer uma cortina de ilhós.

Imagem
Oi, gente, Hoje comprei um tecido para fazer algumas cortinas para minha mãezinha, escolhi este tom de creme porque as paredes são brancas e o amarelo é uma cor super luminosa, e como o quarto já é meio escurinho preciso de algo que não escureça ainda mais. O tecido é sintético e leve, o que vai conferir uma cortina fluída, e não encolhe, bom né? Meu material de costura já está preparado, vou para a máquina começar meu trabalho.  Abaixo um modelo de como ela vai ficar (depois mostro pronta, a minha), e se quer saber como fazer tem o pap no menu ideias. Vamos decorar nossas janelas com cortinas de ilhós? é tão fácil fazer! Meu material de costura e o tecido Vai ficar mais ou menos assim Quer aprender? Veja o pap no menu ideias!

Como tirar medidas para fazer cortina.

Imagem
As cortinas de hoje são mais leves e fluidas que as de antigamente,e os tecidos com menos volume. O estilo de cada um, pode se expressar neste acessório que protege os moveis e tapetes, filtra a luz e dá aconchego e beleza ao lar. Economizar no tecido é um erro que pode amargar qualquer idéia de uma cortina bem feita, a quantidade, e o material devem ser decididos de forma muito bem pensada para que o resultado seja satisfatório. O tecido: Os tecidos naturais, têm o melhor caimento, mas, tendem a encolher, então nunca se esqueça de comprar uma quantidade maior para quando fizer a primeira lavagem, e descer a barra. Os sintéticos, e mistos não encolhem e podem ser lavados em casa, o que é muito bom. Devo colocar forro? O forro tem a principal função de proteger a cortina, do sol e poeira, mas não é de uso obrigatório. Quando precisar de um ambiente um pouco mais escuro, opte por um tecido chamado blackout, como forro. Quanto de tecido comprar? 1. Adicione de 35 a 50 cm à medida

Reciclando um pequeno aparador.

Imagem
Adoro reciclar moveis antigos, porque a madeira é de boa qualidade, o desenho é bacana, e não se precisa fazer muita coisa, pois, a beleza está em conservar os "defeitinhos" que a idade proporcionou. O principal cuidado é ver se não tem cupins, se tiver, produtos de boa qualidade podem ser encontrados no mercado, se possível ponha a peça no sol coberta por um plástico depois de aplicado. Limpar, lixar e reaplicar a cera é tudo que se precisa fazer. Decidi dar a este pequeno aparador um toque de arte, e foi muito fácil com o uso do stencil, vejam: Você pode comprar stenceis prontos, mas, também pode fazer os seus: Com seus próprios desenhos ou tirados da net. O desenho deve ser feito, ou impresso, em um papel branco, e então coloque por cima dele uma transparência, do tipo para retroprojetor, ou aquelas chapas de raio X (não se esqueça de lavar com água sanitária, pois é tóxico), e um bom estilete, vá cortando os desenhos e está prontinho para ser preenchido com tinta.

Como começar uma decoração.

Imagem
Amigas e amigos leitores, mais uma vez fiz um post no blog da Manoela Nunes veja aqui . Vocês que gostam de decoração não podem deixar de ler, falei sobre como começar uma decoração e se basear no circulo cromático para facilitar, aproveitem e salvem a imagem círculo, se você ainda não tiver, pois é um grande aliado na hora da decoração. imagem revista: Minuano

Fazendo um vaso de forma rápida.

Imagem
Estou fazendo uma decoração, onde o desafio é usar quase tudo que já existe na casa, apenas reciclando, e além disso, a tendencia é retrô. Adoro esse tipo de desafio, pois põe toda a criatividade à prova. Quero mostrar como fiz o vaso, de forma rápida e muito barata: Usei um vidro do tipo para maionese, pedrinhas de aquário azul (aliás, a decoração terá o azul como enfoque), fios de ráfia, uma planta natural chamada de espada de São Jorge, por quê a esta planta? Ela é pouco exigente quanto a necessidade de água, e se adapta muito bem dentro de casa, pronto, é a ideal.  Fácil, fácil, né?  Outro recurso que usei para a sala, foi aproveitar o abajur retrô da proprietária. Ele já estava com a cúpula meio sujinha, mas, o tecido em bom estado, então pintei com látex apenas a cúpula e fiz um découpage  de borboletas, que também é retrô. O resultado está aí, e a decoração da sala está quase no final...  E vamos reciclar, a natureza agradece!