Postagens

Mostrando postagens de julho, 2011

Reaproveitando um vaso.

Imagem
Estou muito inspirada hoje, porque comprei alguns paninhos novos, e isto me deixa muuuuito feliz rss! E quando isso acontece, para tudo que olho, vejo idéias para trabalhar com eles. Então, acabei de chegar do Shopping e vi uma coisa que achei brilhante! Alguns vasos recobertos de tecidinhos fofos. Foi neste momento que me lembrei de um vaso meio esquecido em um canto, sabe, daqueles que já cansamos de usar ou está fora de moda, ou até quebradinho em um canto. E como sempre digo, tecidos são aliados generosos na decoração. Vejam que bacana: Tecidinhos fofos vaso fora de moda pronto! Rápido, fácil e de efeito! O o bacana é que você não estragou nada, se enjoar novamente, é só mudar. E então, vamos dar cara nova ao velho vasinho?

Cores nos ambientes:

Imagem
Escolhi o azul para o meu quarto nas paredes e na lâmpada dos abajures porque é uma cor que produz efeito relaxante e tranqüilizante ideal para locais de dormir, meditar e se recuperar de alguma enfermidade. No círculo cromático faz parte das cores frias o que transmite a sensação de frescor e no feng chui está relacionado com o elemento água e nos remete a natureza. E como eu adoro o provençal, combinei esta cor com pátinas nos móveis e branco nos elementos.

versatilidade dos tecidos.

Imagem
Bom dia, amigas e amigos! Eu sou apaixonada por tecidos, e sei que tem muita colega com a mesma afinidade, então estou sempre postando algo sobre o uso deste material fantástico! Desde que o homem descobriu a forma de trançar fios, sua vida mudou. Das redes de pesca, que traziam o alimento, dos tapetes que aqueciam seus lares, até a mais fina seda que cobria seus corpos com delicadeza. Mas, o ser humano, sempre criativo, fez mais que produzir fios, ele tingiu, pintou, bordou, deu forma através de moldes complexos, enfim, usou e abusou desta arte. Cada vez mais, os tecidos nos trazem prazer, conforto e beleza. Hoje, com tantas opções, virou mania de muita gente brincar com tecidos, eu mesma, estou fazendo um album com coleção de estampas, cada tecido que compro, guardo um pedacinho para curtir.  A escolha do tecido é fundamental para o resultado do trabalho, um projeto que ficaria bacana em uma determinada estampa, ou uma fibra natural, pode ficar arrasado se usado com o material erra

Batik , a arte de tingir.

Imagem
Em minhas andanças por técnicas diferentes, esbarrei no batik, uma arte secular e de difícil execução. No início eram usados materiais naturais para as tinturas. Plantas, e até insetos faziam parte do processo. Hoje, mesmo com avançados materiais químicos, é uma experiência única fazer artesanalmente. A diferença da tintura e da pintura, é que no tingimento a tinta adere na fibra do tecido, enquanto que na pintura, é um processo superficial. Explicando um pouco: As tintas são preparadas com cores diferentes, por exemplo, neste com tons verdes e amarelos, fiz o desenho aplicando cera de abelha e parafina nos contornos, depois, no primeiro banho de tingimento usei amarelo, em seguida preparei novos contornos de cera e usei vermelhos, e sucessivamente até chegar a cor final, no caso o verde. Mas não é só isso, o tecido precisa ser preparado antes, para que suas fibras se abram e aceite bem a tinta. É bem trabalhoso e o resultado é uma peça única. Como fiz no tecido grosso, ficou um traba

Você gosta de tulipas?

Imagem
Estas lindas flores, que gostam de climas frios e dão ar sofisticado no jardim e na decoração da casa tem significados de amor, paz, generosidade e perdão. Tudo de bom não é? Resolvi fazer as minhas, e dar aquele toquinho de arte, como nós arteiras gostamos. Fiz um vasinho em papelão Paraná, revesti todo em tecido, recortei um stencil de hera e pintei nele. As folhas, tingi de um lado mais forte, fazendo o degradê, para criar o efeito de queimado do sol, e elas ainda têm arame para fazer o arranjo mais natural. Assim como representa a flor, tudo feito com muito amor! Encomendas, por favor ver no menu acima "lojinha". 

Chapéu, mais que um acessório, uma necessidade!

Imagem
    Todos sabem que vivemos em um país tropical, com um sol que parece, cada dia mais quente, mas poucos fazem uso do protetor solar, e muito menos do chapéu. Este acessório, no passado, tão explorado por mulheres maravilhosas, e por homens elegantes, hoje ficou praticamente restrito às cidades praianas. Porque não usá-lo em todos os lugares onde o sol pode machucar nossa pele, e até produzir manchas e câncer?           Na maioria das cidades, quando alguém faz uso deste recurso, vira alvo de curiosidade. Será que se passar na tv uma novela, em um canal famoso, as pessoas vão se render ao uso? Ou é preciso ousadia e coragem de ser “diferente” e fazer seu estilo voltado para uma moda consciente em proteger a própria saúde?   Entre tantos, deve haver um que combine com cada personalidade. E vocês amigas, são a favor de proteger a pele embaixo de um lindo chapéu? Bordado, com flor, fita, ou tecido estampadinho? Vamos lançar uma campanha? Use chapéu, fique linda e protegida!

Amigos virtuais.

Imagem
Esta semana foi comemorado o dia do amigo, eu ainda não tinha tido tempo de escrever sobre o assunto, mas, acho que falar de amizade a qualquer hora, é tempo. Então quero hoje manifestar o carinho que tenho com vocês que me acompanham, tanto aqui no blog como no twitter e facebook. Esses poucos meses que comecei a escrever, conheci pessoas do vários lugares do Brasil e do exterior, e aprendi muito com todos, tem sido uma experiência única, poder trocar idéias e ver quantas pessoas têm interesses parecidos com os meus, ver trabalhos lindíssimos, e receber o carinho de muitos, com seus elogios, que sei, são sinceros, pois, não tem porque elogiar um desconhecido simplesmente para agradar. Eu também quero dizer, sinceramente, o blog, mudou muita coisa em minha vida, e para melhor! Amigos, amigas, muito obrigada por compartilharem comigo seus conhecimentos, por virem aqui, comentar, seguir, ou apenas acessarem este pequeno mundinho no meio de tantos, na internet. Do fundo do meu coração, a

O blog agora é site.

Imagem
Olá , prazer receber a visita de vocês! Hoje gostaria de contar que o blog agora tem domínio e passou a ser www.chiqueter.com.br . E vai continuar falando sobre artesanato e arte em geral. Farei tudo para tornar este cantinho um lugar cada vez mais atraente. Um beijo a todos (as) e espero essas gostosas visitinhas que me deixam muito feliz, lembrando que retribuirei sempre! E aproveito para deixar esta linda imagem! Olha só que ideia bacana, um simples tecido na parede deixou um ar alegre e sofisticado atrás no quadro. Gostaram?

Um sorteio para quem ama trabalhos delicados em tecido.

Imagem
Gente, fiquei conhecendo hoje um blog muito fôfo, e de cara peguei um sorteio que me deixou de olhos brilhantes, um livro sobre delicadas coisinhas feitas com tecido, tudo de bom! Vão conferir pessoalmente, vocês também vão se apaixonar! Olha o link http://asasdaimaginacaobyml.blogspot.com/2011/07/sorteio-um-livro-para-voar-nas-asas-da.html . http://asasdaimaginacaobyml.blogspot.com/2011/07/sorteio-um-livro-para-voar-nas-asas-da.html

Uma menina moderna.

Imagem
Variar materiais, estilos e formas é uma das coisas mais legais que existem na arte. Ter a flexibilidade e liberdade para isso dá uma enorme sensação de que podemos tudo, que o mundo é repleto de possibilidades e explorá-las trás o sentido de “ser humano”. Eu abuso desse recurso, seja lixando um grande móvel para restaurá-lo, ou bordando um delicado tecido. adoro aprender coisas novas! Mesmo que depois de feito, olhar para aquilo e dizer: nada a ver comigo! Mas enfim, fiz e aprendi, isso é o que importa. Vejam esta menininha por exemplo: usando tinta látex, essas usadas para parede mesmo, sobre tecido de silk, (umas sobras que eu tinha)   uma pintura solta, moderna, sem muita preocupação com o “ficar certinho”, que na maioria das vezes me persegue, fica muito bem com esse material, e explorá-lo me deu muito prazer, fiz várias meninas, e vão virar apliquèe para patchwork. Encomendas na lojinha do Elo7.

Chaveiro de gato.

Imagem
Os chaveiros são nossos companheiros diários não é mesmo? Estão na chave das portas de casa, do trabalho, do carro, etc. Então ter uma identificação com eles é fundamental. Este gatinho super alegre, fiz a pedido de uma jovem que gosta de coisas modernas e diferentes, nada convencionais.   Ela aprovou, e eu gostei de fazer, então ele vai entrar para minha lojinha. 

Uma bolsa com tamanho ideal.

Imagem
Nada como um dia produtivo para se começar uma noite tranqüila e com aquela agradável sensação de tarefa cumprida não é mesmo? Meu dia foi bem assim, corrido, porém produtivo. Vejam esta bolsa que fiz! Achei que o tamanho ficou perfeito, nem tão pequena que não caiba tudo, nem tão grande, que caiba tantas coisas desnecessárias. Devemos cuidar da coluna, antes que ela dê sinal vermelho, colocando nessas maravilhosas companheiras apenas o que realmente é necessário. Esta fofa está à venda, quem se interessar, menu minha lojinha ou link do Elo7 onde vocês encontrarão formas de pagamento.

técnicas de desenho.

Imagem
Atendendo a um pedido especial colocarei hoje duas técnicas de desenho: Fiz este rosto com lápis pastel seco sobre papel canson   Para a arara usei lápis pastel oleoso sobre papel canson.

Vamos fazer um cupcake embalagem?

Imagem
Encontrei este pap de cupcake na revista Faça Fácil e resolvi colocar aqui para vocês porque achei diferente, ele pode ser também embalagem, já que é feito dentro de uma caixinha. E aí amigas e amigos que entendem muito de feltro, vamos nesta idéia? A foto está aqui e o pap no menu ideias. Espero que gostem!

Uma ecobag vintage.

Imagem
Todos nós sabemos da importância de preservar o planeta, e de uns tempos para cá esta consciência ecológica vem se tornando uma necessidade cada vez mais urgente. Os materiais não recicláveis, ou que o custo da reciclagem é muito alto, vêm sendo substituídos passo a passo. Às vezes pensamos como fazer, por exemplo, sem as sacolinhas plásticas no supermercado, e outro dia conversando com minha mãe que viveu na época em que não havia esses recursos, ela me explicou que se usava carrinhos do tipo que se leva à feira e sacolas de tecido para o supermercado, foi aí que tive a idéia de dar a ela uma dessas, e personalizada, com uma foto da sua época de jovem. Dei um ar vintage à peça, para lembrar-nos que era possível, e ainda  é, com um pouco de paciência, criatividade e muito amor ao planeta. Quem desejar a sua ecobag personalizada entre em contato comigo amigas, vamos salvar o planeta com muito charme!

Uma eterna experiência.

Imagem
Acredito que todos que trabalham com arte adoram fazer experiências. Eu vivo me aventurando com materiais e técnicas diferentes, é sempre uma surpresa, e é desta forma que surgem outras idéias, por isso a importância da pesquisa e a coragem de criar sempre sem medo. Esta técnica é pastel seco sobre papel reciclado, de textura bem grossa, eu quis causar uma sensação de rusticidade pelo próprio tema. E você amiga arteira, qual a técnica que se aventurou ultimamente? Me conte!

Os aromas, hummm!

Imagem
Assim como as cores, os aromas têm influência direta no nosso humor. Escolher um perfume, é tão importante quanto escolher a roupa que vai usar em determinada ocasião. Abrir uma gaveta, ou um armário, e sentir aquele cheirinho que tem tudo a ver com a nossa personalidade, é começar bem o dia.   Passar óleos essenciais pelo corpo nos afeta de três maneiras: farmacológica, fisiológica e psicologicamente. Então, já que os perfumes, nos deixa de bom humor, é só escolher o aroma preferido, a estampa do sachê, ou a cor, que também nos deixa em alto astral, e espalhar esta ideia pelas gavetas e cabides, que com certeza o dia será mais alegre! Estes sachês, fiz para minha amiga Cecilia. De estampa oncinha, porque é o que a deixa mais feliz!

Faça um desenho do seu bichinho de estimação!

Imagem
Quem tem um animalzinho de estimação sabe o quanto é importante cuidar bem dele, das vacinas, da higiene, do conforto, alimentação, e sabe também que é correspondido em termos de companhia e carinho. Eu achei legal a idéia de dar um toque de arte na figura deste companheiro de todas as horas, resolvi oferecer meu trabalho de desenho com esta finalidade. Então quem quiser fazer o desenho de seu cãozinho ou gatinho entre em contato comigo pelo e-mail , me mande uma foto bacana do bichinho e vamos dar a ele mais esse carinho. “ Eu gosto do meu bichinho de estimação”!

O prazer de se fazer o que gosta.

Imagem
Desenhar sempre foi para mim um ato de relaxamento, prazer, introspecção e uma forma de expressão, desde a infância. Apenas uma vez me afastei do desenho e da arte em geral, foi um período difícil da minha vida, porque quando estamos fazendo um trabalho que não está relacionado com o que gostamos, fica um vazio, uma busca de algo que não se encontra fora, mas, dentro de nós. Acredito que cada um, tem no seu íntimo uma forma de realização que fica esperando o momento de se libertar. É muito importante descobrir o que faz este momento de êxtase vir à tona, e mesmo como Hobby deixar fluir para uma realização pessoal. Fico feliz quando entro no blog de tanta gente e vejo cada um se deixando levar pelo prazer de fazer o que gosta!

Festinha toda decorada com EVA

Imagem
         Olá meninas que adoram EVA, mais um post dedicado a vocês que se dedicam a este material incrível, principalmente à minha querida amiga Bárbara do blog   http://barbaramachadoartes.blogspot.com  que faz coisas Divinas com ele! Espero que gostem. Vejam o pap no menu ideias