versatilidade dos tecidos.

Bom dia, amigas e amigos!
Eu sou apaixonada por tecidos, e sei que tem muita colega com a mesma afinidade, então estou sempre postando algo sobre o uso deste material fantástico! Desde que o homem descobriu a forma de trançar fios, sua vida mudou. Das redes de pesca, que traziam o alimento, dos tapetes que aqueciam seus lares, até a mais fina seda que cobria seus corpos com delicadeza. Mas, o ser humano, sempre criativo, fez mais que produzir fios, ele tingiu, pintou, bordou, deu forma através de moldes complexos, enfim, usou e abusou desta arte. Cada vez mais, os tecidos nos trazem prazer, conforto e beleza. Hoje, com tantas opções, virou mania de muita gente brincar com tecidos, eu mesma, estou fazendo um album com coleção de estampas, cada tecido que compro, guardo um pedacinho para curtir.
 A escolha do tecido é fundamental para o resultado do trabalho, um projeto que ficaria bacana em uma determinada estampa, ou uma fibra natural, pode ficar arrasado se usado com o material errado.
Como diferenciar os tecidos:


Algodão:  Feito de fibra celulósica. Para saber se um tecido é de algodão, fazemos o teste da queima: Queimar um pedacinho do tecido em um prato, o cheiro é papel queimado ou de mato, quase não deixa cinzas.


Tecidos proteicos: Provenientes da seda e da lã. Queimam vagarosamente, cheira cabelo queimado, deixam cinza preta leve e macia e se dissolvem como talco.


Fibras sintéticas: Do tipo nylon, polyester, acetato, microfibra. Na queima, ele derrete faiscando, e formam bolinhas duras.


Agora você já sabe, amiga, para saber se o tecido que vai usar é puro algodão, as vezes, são mistos também, faça o teste, porque se vai tingir, por exemplo, existem tintas próprias para cada fibra, fique de olho!


Aproveito para deixar este pap feito com feltro, que peguei na revista que comprei ontem, Casa e Ambiente, decoração de bebê, tem cada coisinha mais tchuco, tchuco, que a outra!
 Siga o modo de fazer no menu ideias.


Beijão.

Comentários

  1. Um fim de semana abençoado para vc tb!!Bjos.
    http://decorehouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Querida!
    Adorei o post sobre os diferentes tipos de tecido, ficou muito bacana! Um final de semana muito abençoado pra vc!
    Beijos,
    Carol
    www.artesdcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Como tingir botões, zíper e renda sintética.

Como restaurar o berço do bebê em 5 passos.

O que fazer quando a roupa mancha com água sanitária.